» Opinião

Carlos Santiago
Carlos Santiago é Sociólogo, Advogado e pós-graduado em Ciência Política.
Arrependimento e o medo do desembargador aposentado
Sob a ótica da obra Meditações do filósofo Descares, uma eterna dúvida o consumia: não sabia se estava morto ou vivo.
Cenário político atual do Amazonas
Ousadia e união são aspectos de destaques nas movimentações de alianças e acordos do tabuleiro eleitoral para as eleições de 2026.
Escuridão
Parece que cada tempo tem sua forma de violência. Antigamente, pelo menos a gente podia sair de casa. Agora, o perigo tá em todos os cantos.
Marina Silva, BR-319 e o mantra pré-eleitoral
Entram governantes e saem governantes e o Amazonas continua dependendo economicamente do modelo Zona Franca de Manaus.
O carnaval acabou?
Sim. Porém as máscaras agora são outras. Nesse rito de passagem, o político usa a fantasia de palhaço e o humorista veste paletó.
Um grito para o bem ou para o mal do país
Como diz o dito popular: “tudo pode piorar”. Então, o humilde e honesto homem gritou alto. Talvez o eco possa ser também ouvido em 2026.
Ideologias que matam
Guerras, conflitos pelo poder político e financeiro, intolerâncias religiosas e o ódio racista são manifestações de ideologias que destroem e matam.
Os desafios de Tadeu de Souza
Cabe ao vice-governador conversar com o grupo do governador, amenizar a vontade de poder do David Almeida e enfrentar a força de Omar Aziz.
Reflexões sobre o ensino de filosofia
Os desafios que os filósofos-educadores possuem no exercício da docência no Ensino Médio a partir da formação e diretrizes da educação.
Carta ao futuro
Deixo meu relato dos nossos, talvez, piores dias, sem perder a esperança nas mudanças necessárias na construção de um mundo melhor.
David Almeida não pode reclamar da falta de ajuda
Prefeito recebeu apoio dos governos estadual e federal, tem o controle da máquina municipal e conta com os erros dos seus concorrentes.
O idiota
O analfabeto funcional. Falta-lhe inteligência e inteligibilidade para entender a plurissignificação das relações humanas e da vida.
Amom, Capitão Alberto, Cidade, Marcelo e o Debate na Band Amazonas
O importante é entender a cabeça do eleitorado, o mundo real. É possível uma decisão do voto por influência de grupos sociais?
A opressão sexual pode ser a causa do fascismo?
O tema é abordado pelo escritor austríaco, Wilhelm Reichc (1897-1957), na obra “Psicologia de Massas do Fascismo”.
O eleitorado do discurso do novo é conservador
No Amazonas, o discurso do anticacique aponta para um eleitorado que renovou os seus dirigentes pela via conservadora e tradicional.
Vão deixar o David Almeida fazer barba, cabelo e bigode?
Prefeito de Manaus segue como favorito à reeleição. Seus adversários, até o momento, não possuem estratégias eficientes para desgastá-lo.
O discurso contrário ao caciquismo político vai continuar na eleição?
A onda eleitoral de negação dos políticos tradicionais ganhou força no Brasil a partir das manifestações populares de 2013.
Convite à filosofia
Filosofar não pode ser apenas atributo de quem tem riqueza, mas de todos que queiram um mundo com justiça, de pessoas livres e felizes.
Caciquismo gosta de fidelidade
Não custa lembrar que desde 1985 um governador não elege diretamente o seu candidato a prefeito na cidade de Manaus.
Natureza
A natureza pode ser entendida como um todo, ou também como uma realidade apartada das manifestações humanas, ou seja, da cultura.