A política amazonense perdeu um nome tradicional na manhã deste domingo, 12 de fevereiro de 2023. Amazonino Armando Mendes faleceu em São Paulo, aonde estava internado, fazendo tratamento de saúde.
Leia também:
- Governador Wilson Lima decreta luto de 7 dias pela morte de Amazonino Mendes
- Amazonino deixou girar a roda do tempo e do destino
- Réveillon 2023 reúne mais de 100 mil pessoas na Ponta Negra
- Pelé, Rei do Futebol morre aos 82 anos
- Morre, aos 73 anos, o ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury
Considerado uma marca entre os políticos do estado, Amazonino foi eleito quatro vezes governador do Amazonas, três vezes prefeito da capital Manaus, e uma vez senador da República.
Líder de um grupo político local, tratava da saúde há alguns anos. Mesmo com restrições concorreu pelo Podemos-AM nas eleições para Prefeito de Manaus em 2020, ficando em segundo lugar. Nas eleições para Governador do Amazonas 2022, ficou em terceiro, pelo Cidadania-AM.
Família
Amazonino foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que faleceu em 2015, com quem teve três filhos. Fez carreira no Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas entre as décadas de 1970 e 1980.
Natural do município de Eirunepé, localidade à margem esquerda do rio Juruá, na mesorregião do Sudoeste Amazonense, Amazonino Armando Mendes formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amzonas (FUA-UFAM), era advogado e foi também empresário, antes de entrar na política partidária. A família se manifestou por meio de Comunicado.
NOTA DE PESAR
A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!
*16/11/1939 + 12/02/2023
Fonte. Redação Viaonlinebrasil.com
Fotos. Clóvis Miranda