Depois de uma votação decepcionante nas eleições de 2018 para o governo estadual e uma reeleição dificílima para o Senado Federal em 2022, Omar Aziz poderá disputar o comando do Poder Executivo do Amazonas. Existem movimentações políticas e condições eleitorais.
O senador Omar Aziz é um político com muita resistência eleitoral. Ele amargou um desgaste enorme durante investigações da Polícia Federal contra seus familiares na área da saúde pública do Estado, somando-se ao fato de uma participação pífia nas eleições de 2018, com números eleitorais decepcionantes na capital e no interior do Estado, mas ele sobreviveu politicamente.
Nas eleições do ano passado, a reeleição de Omar Aziz foi conquistada no interior e na capital. Fez uma campanha ampla, com participação direta de prefeitos do interior, de David Almeida, de partidários do presidente Lula, do então candidato ao governo Eduardo Braga e do governador Wilson Lima que buscava a reeleição, além de várias lideranças sociais, sindicais e de portais de notícias. Ele mostrou força política e muita articulação.
A participação do senador na Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que investigou os erros do governo Bolsonaro no combate à pandemia da Covid-19 foi importante para reduzir a sua rejeição e para alcançar mídia positiva, especialmente, entre os eleitores que rejeitavam o governo Bolsonaro e apostavam no retorno do presidente Lula ao comando da presidência da República.
Agora, novamente senador é reconduzido ao posto de coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, Omar tem ótima relação com o governo federal e já emplacou correligionários nos ministérios e em cargos importantes no Amazonas, como o ex-deputado Bosco Saraiva na Superintendência da Zona Franca de Manaus, além da superintendência da pesca e outros.
Em 2026, como o governador Wilson Lima não poderá mais concorrer a reeleição, com o nome de David Almeida sofrendo resistência de grupos políticos, com o senador Eduardo Braga tendo que encarar a sua reeleição e com os partidos e as federações partidárias de esquerda desnorteadas, o nome de Omar Aziz pode ser referência de um grande acordo político envolvendo interesses nacionais e de caciques da política do Amazonas.
Existe, ainda, desde 2020, um ambiente político no Brasil e no Amazonas de eleição de nomes já conhecidos da política tradicional, bem diferente das eleições de 2016 e 2018, em que candidatos, sem lastros na política partidária, venceram as eleições
Portanto, existem movimentações políticas do governador Wilson Lima, do prefeito de Manaus, do presidente da Assembleia Legislativa, do senador Eduardo Braga e deputado Amom Mandel, mas o Omar Aziz já demonstrou saber fazer o jogo e os acordo da política e pode ser um forte candidato ao governo do Amazonas em 2026. O tempo dirá.