A quinta edição do Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas promoveu a integração e capacitação de profissionais do segmento da Cultura para o acesso à lei Paulo Gustavo.
O evento reuniu no Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ), na manhã desta quarta (24/5), em Manaus, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, membros do Conselho Estadual de Cultura do Estado e gestores de cultura dos municípios do interior do Amazonas, aprofundando o entendimento da nova lei de incentivo.
Segundo Marcos Apolo o encontro representou um avanço em relação aos fóruns anteriores quanto ao diálogo público com os municípios do Estado. Após várias rodadas de diálogos que aconteciam de forma virtual, se fez necessário uma versão presencial do encontro.
“A secretaria prestou o apoio necessário e os esclarecimentos para que os municípios possam integrar e receber recursos relacionados à lei Paulo Gustavo. O objetivo é, acima de tudo, fortalecer esse diálogo com os gestores municipais, conforme determinação do governador Wilson Lima”, disse, o secretário.
Cultura no Interior
De acordo com o titular da SEC-AM. “As manifestações culturais como um todo no Estado são assistidas por nós, em diversos aspectos, não só no diálogo com a gestão municipal ou diálogo com o gestor e coordenador de cultura daquela cidade”, explicou, cuja gestão tem sido marcada por constantes iniciativas que incentivam a participação social na política cultural.

Para João Bosco, subsecretário de Cultura de Itacoatiara e Conselheiro Estadual de Cultura, a atuação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas tem sido satisfatória.
“Sabemos que temos muito municípios que ainda estão no início dessa caminhada, mas não é que seja a culpa deles, é uma das primeiras vezes que está acontecendo, a primeira vez foi com a Lei Aldir Blanc e muitos municípios não acessaram, mais da metade não acessaram, e agora eu observo que a Secretaria de Cultura e Economia Criativa busca que mais municípios entrem nessa corrida”, destacou o gestor e artista.
Marcos Apolo destaca que, por meio de leis de incentivo à Cultura, é possível fomentar e fazer o recurso chegar aos municípios, fortalecendo os movimentos culturais.
“O Estado, assim como na lei Aldir Blanc, vai estar à disposição com toda nossa estrutura jurídica para tirar dúvidas e fazer realmente eles solicitarem o recurso, fazê-lo chegar no município e automaticamente, na ponta”, finalizou, Apolo.
Fotos. Marcio James – SEC-AM