Com novo recorde mundial da atleta Beth Gomes, ao lançar o dardo a 13,89 m, pela classe F53 (atletas que lançam em cadeira), a Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de atletismo chegou ao final neste domingo, (7/5).
“Sinceramente, não esperava este recorde. Mas quando o dardo sai da mão, você já percebe que vai vir uma marca boa. Estou muito feliz, até porque acho que dá para melhorar ainda mais”, comemorou a atleta, diagnosticada com esclerose múltipla em 1993, e que atualmente representa o clube Aspa, de São Paulo.
Beth ingressou na classe F53 em março, após passar por uma reclassificação funcional em março, em Marrakech, Marrocos, durante o Grand Prix Internacional do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês). A banca de classificação internacional que avaliou a funcionalidade dos seus membros entendeu que Beth teria tônus muscular no tronco, portanto, deveria ser reclassificada para uma classe acima.
Mesmo após a reclassificação para F53, Beth permaneceu na rotina de recordes, já estabelecendo novas marcas no arremesso de peso, no lançamento de disco e de dardo.
A segunda etapa do Circuito Loterias Caixa de atletismo serviu como a última oportunidade de atingir o Índice A, definido pelo CPB como critério de classificação para o Mundial de Paris, que será disputado de 8 a 17 de julho de 2023.
Foto. Marcello Zambrana – CPB