A apenas duas semanas do 57º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que será nos dias 28, 29 e 30 de junho, torcedores de Caprichoso e Garantido estão em contagem regressiva para viver as emoções de mais uma disputa na arena do Bumbódromo. Em 2024, o bumbá azul e branco conduz o espetáculo “Cultura – O Triunfo do Povo”, enquanto o boi da Baixa do São José defenderá o tema “Segredos do Coração”.
Sob o comando do presidente Rossy Amoedo, o Caprichoso busca o tricampeonato prometendo três noites de grandes apresentações, com foco na valorização de cada peça que contribui para a composição do Festival.
“O Caprichoso mais uma vez pensa de uma forma coletiva, em todas as estruturas culturais do município, do Brasil. Nosso projeto conscientiza, forma, potencializa a nossa cultura, o nosso espaço, a nossa arte, o nosso povo, as pessoas que constroem o festival de verdade, nossos artistas, as pessoas que estão ali, os poeirinhas, as pessoas que empurram a alegoria. É esse povo que faz acontecer essa festa de verdade”, defendeu Amoedo.
De acordo com a sinopse do Conselho de Arte do Caprichoso, o tema levará para a arena a tríade de ancestralidade, presente e futuro; aliados à fé e esperança peculiares do povo parintinense.
‘Segredos do Coração – Já o lado vermelho branco, capitaneado pelo presidente Fred Góes, considera que a analogia entre os “Segredos do Coração” e os primeiros segredos que descobrimos ao nascer, como o “segredo de caminhar” e o “segredo de brincar”, é poética e reflexiva.
Fred Goés destaca que a temática promete revelar um universo de segredos na arena, ressaltando a importância da criatividade artística.
“Precisamos resgatar a imponência e a grandiosidade do nosso boi, levando para a arena vários mistérios do nosso universo, a paixão do coração do torcedor encarnado, que vive essa brincadeira criada pelo mestre Lindolfo”, destacou Góes, ressaltando que o coração, símbolo da paixão e alegria da nação vermelha e branca, será desvendado em cada noite do festival 2024.
Ordem de apresentação – Ainda não há a definição sobre qual bumbá abre e qual fecha o 57º Festival de Parintins. Conforme o regulamento da festa, a ordem de apresentação para as três noites será definida por sorteio, em qualquer horário previamente combinado, em até sete dias antes do evento, coordenado e homologado pela Comissão Organizadora e pelos presidentes de Caprichoso e Garantido.
Desta forma, a data limite para a realização do sorteio que define a ordem de apresentação de 2024 é dia 21 de junho, sete dias antes da abertura do festival, no dia 28 de junho.
Por. Nathália Andrade e Danilo Boniek
Fotos. Ascom – Bumbá Caprichoso; Bumbá Garantido