A capital do Amazonas vai receber R$600 milhões em recursos financeiros do governo federal para para a recuperação de 62 áreas de altíssimo risco e construção de habitações populares.
O aval ao empréstimo foi dado pelo secretário do Tesouro Nacional (STN), Rogério Ceron, após prefeito de Manaus, David Almeida, e equipe, demonstrarem a saúde financeira e econômica da capital do Amaznas na atual gestão.
A reunião na STN foi articulada pelo senador Omar Aziz, e contou com a participação dos secretários municipais de Finanças, Clécio Freire; e de Obras, Renato Junior; além do senador Omar.
“O projeto da Prefeitura de Manaus visa atender principalmente as famílias incluídas na faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida”, disse, o prefeito, destacando as etapas necessárias para a liberação dos recursos, como a aprovação de uma PEC no Congresso Nacional e a publicação de portarias pelo Ministério das Cidades.
David Almeida ressaltou que enquanto isso, a Prefeitura de Manaus dará andamento à contrapartida necessária para acessar esses recursos. Segundo o ministro Jader Filho, serão analisados e discutidos os projetos para determinar qual secretaria nacional será responsável pela execução das ações.
“Temos todo o interesse em ajudar Manaus, diante de todos os fatos que ocorreram nos últimos meses, com as chuvas”, disse o ministro.
Fotos. Abner Samuel