A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, de 15 a 19/5, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, com programações gratuitas nos espaços culturais administrados pela fundação.
A edição deste ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a Semana Nacional de Museus é uma forma de valorização dos espaços culturais.
“Essa é uma forma de valorizar nossos espaços culturais, com programações pensadas especialmente para o nosso público, além de, como capital da Amazônia, celebrarmos a sustentabilidade”, ressaltou Cardoso.
Segundo o diretor de Políticas Culturais da Manauscult, Wallace Almeida, os museus vão muito além de apreciar os acervos em suas instalações.
“Falar em museus, não é só se limitar a apreciar acervos em instalações estáticas, mas sim, aproveitar o que há de melhor da cultura, dos saberes e das histórias do seu povo”, disse Wallace.
As atividades terão início na próxima segunda-feira, 15/5, às 9h, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, centro histórico, com a palestra “Sustentabilidade e Bem-estar”, ministrada pela psicóloga e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alessandra Pereira.
Mais informações sobre a programação em: Prefeitura de Manaus.