PREVISÃO DO TEMPO: alerta de baixa umidade e chuvas isoladas chegam no nordeste nesta sexta-feira (3)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de baixa umidade e eventos costeiros para o Ceará e o Rio Grande do Norte. A baixa umidade também atinge Maranhão, Paraíba, Pernambuco e, principalmente, o Piauí, que está sob perigo intenso.

No Ceará, Alagoas e Pernambuco, o dia será estável, com poucas nuvens.

No Maranhão, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada podem atingir o oeste e o centro do estado, incluindo municípios como São João do Carú, Bom Jesus das Selvas, Vitorino Freire e Barra do Corda.

O Piauí enfrentará um dia de seca, mas uma pequena faixa no norte, onde está localizada a cidade de Parnaíba, pode registrar chuvas isoladas.

No Rio Grande do Norte e na Paraíba, o dia será estável, com poucas nuvens. No entanto, as capitais, Natal e João Pessoa, podem ter muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada.

Na Bahia, o tempo se mantém estável com poucas nuvens na maior parte do estado. Apenas uma pequena faixa litorânea que inclui os municípios de Itabuna, Santa Luzia, Prado e Teixeira de Freitas pode registrar chuvas isoladas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Maceió, João Pessoa e Salvador. Já a máxima deve atingir até 39°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.

O QUE É SECA?

Período anormalmente seco, em uma região específica, suficientemente prolongado para que a escassez de água provoque sério desequilíbrio hidrológico.

5 Motivos para saber das previsões do tempo  

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção dos marinheiros, dos navios e dos passageiros;
  • Aeronáutica: proteção e segurança dos pilotos, das aeronaves e dos passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras à pesca; e
  • Turismo: garantia de um passeio e de uma viagem feliz e tranquila.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
 

Pixel Brasil 61

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *