Os 30 anos de existência do Instituto Leônidas e Mário Deane (ILDM/Fiocruz Amazônia) foram celebrados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (20/8), durante Cessão de Tempo, iniciativa da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde da Casa.
Segundo a parlamentar, a comemoração aos 30 anos de existência da instituição é uma forma de reconhecimento do trabalho de todos os profissionais que dedicam o seu dia a dia para melhorar a qualidade de vida da população nortista, por meio do desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia.
“A Fiocruz Amazônia não só promove avanços científicos, mas também atua como um ponto de apoio vital para as políticas públicas em saúde e desenvolvimento regional”, afirmou Pinheiro, parabenizando todos os servidores que atuam no órgão. Ela também ressaltou as dificuldades que são enfrentadas por todos que trabalham com pesquisa científica no país.
A diretora do ILDM/Fiocruz Amazônia, Stefany Costa Pinto, falou um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição, que, além das ações de pesquisas, produz cursos de pós-graduação e mestrado, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em municípios do interior do Estado.
“Nossa missão desde o princípio é promover a saúde, a ciência e a formação de recursos humanos em saúde, contribuindo desta forma para a melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas”, disse a diretora do ILDM/Fiocruz Amazônia, reforçando o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico regional e do país, integrando a pesquisa, a educação e ações de saúde pública.
Foto. Hudson Fonseca – Aleam