A pesquisadora Stefanie Costa Pinto Lopes foi empossada no cargo de diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia). A cerimônia foi realizada no dia 7 de fevereiro, no salão Canoas, na sede da instituição, localizada no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, e que contou com a presença de várias autoridades das áreas de educação, pesquisa, tecnologia e saúde, que atuam no Estado.
A cerimônia também marcou a posse dos novos vice-diretores do ILMD/Fiocruz Amazônia, Michele Rocha de Araújo El Kadri (Pesquisa e Inovação), Aldemir Lima Maquiné (Gestão e Desenvolvimento Educacional) e Rosana Cristina Pereira Parente (Ensino, Informação e Comunicação), que juntamente com Stefanie estarão no comando da instituição no biênio (2023-2025).
Representando o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação, Cristiani Vieira Machado, participou do evento de forma remota, para empossar a nova diretoria da Fiocruz Amazônia. Na ocasião, Cristiani parabenizou a nova diretora da Fiocruz Amazônia, e sua equipe, além de desejar sucesso no comando da instituição.
Bastante emocionada, em seu discurso de posse, Stefanie agradeceu a todos os presentes, tanto presencial quanto virtualmente, e que de alguma forma contribuíram para o processo eleitoral, que resultou na sua eleição, bem como no início de sua gestão à frente da Fiocruz Amazônia.
“Estendo este agradecimento a todos os colaboradores do ILMD/Fiocruz Amazônia que têm me apoiado desde o início e fazem esta instituição ser o que é. Espero devolver a confiança em mim depositada com muito trabalho e dedicação à instituição”, pontuou Stefanie, que também destacou os desafios em dar continuidade à expansão de todas as atividades, projetos e parcerias desenvolvidos pelo ILMD.
“Ao longo de seus 30 anos, o ILMD/Fiocruz Amazônia vem contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área da saúde na Amazônia, na formação e qualificação de pessoas para atuarem no SUS e na área de CT&I, no suporte técnico e especializado aos serviços de saúde e na proposição e implementação de políticas públicas aplicadas à realidade regional. Hoje, eu, Michele, Rosana e Maquiné temos o desafio de ir além”, destacou.
Juntamente com Stefanie, compuseram a mesa da solenidade, o secretário executivo da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), Jeibi Medeiros; a diretora presidente da Fundação Hospitalar e Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), Socorro Sampaio; o diretor-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Renato Marinho; a diretora de Atenção Primária, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Sonja Farias; a secretária executiva adjunta de Políticas de Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Carla Benvenuto; a assessora técnica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Fulgência Costa; a chefe do departamento de Pós-graduação, da Fundação de Medicina Tropical Drº Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Katia Santana Cruz; a secretária de Saúde do município de Presidente Figueiredo, e também vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems-AM), Mariane Abreu; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiros; a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna; e a líder indígena, Vanda Witoto.
Fonte. Ascom Fiocruz Amazônia
Fotos. Eduardo Gomes – Fiocruz Amazônia